terça-feira, 19 de agosto de 2008

Arte para quê? ...


Voltei navegantes…estive um pouco fora do ar mas estou de volta, com um novo tema, vamos falar de arte?...
Compartilhar o nosso não saber sobre a arte é interessante, pois é certo que uns gostam disto e outros gostam daquilo, e esse processo do gostar e da escolha é sem dúvida parte do processo de democratização e do acesso que temos hoje. Podemos registrar ainda, pessoas que tem interesse pelo tema, mas que ficam inibidos diante de uma obra de arte, aliás, tem uns que tem medo de se aproximar de um objeto de arte, quero dizer que a arte não é para oprimir... a arte é para libertar, e tem sido indispensável a vida humana desde seus primórdios, é só a gente lembrar das nossas primeiras aulas de história e vamos nos deparar com os bisões desenhados nas cavernas, exprimindo o homem e a sociedade de seu tempo. Se visitar uma exposição ou ir a um museu tem sido um desafio, que muitas vezes chegamos a nos perguntar mas arte para quê?..então não atingimos o limite do equilíbrio que mantém e renova a alegria de viver. É necessário conhecer e valorizar a produção artística de sua cidade, para fortalecer um dos territórios humanos mais indecifráveis, o da criatividade humana.
Nossa arte (plástica) esta ai, reunida em nossos museus, galerias, na casa de alguns colecionadores ou ainda em poder de seus criadores...precisamos dialogar com elas, precisamos escolher a nossa favorita e para saber qual é a que tem essa relação de pertencimento afetivo conosco é necessário quebrar as barreiras do medo e do tempo para visitar, apreciar e degustar as coleções que estão nos espaços públicos, e que oferecem visitas gratuitas. Só colhendo as impressões através dos sentidos é que estabeleceremos o senso de afinidade com elas, e quando compartilharmos esse olhar, então saberemos de fato responder arte para quê!?



A Galeria do Largo (onde estou diretora) oferece a exposição “Arquivo Digitoartesenais Amazônico” do artista plástico nascido nestas águas (Manaus – AM) ZECA NAZARÉ, a expo sição fica até o dia 12 de setembro, para os navegantes que quiserem renovar a alegria de viver.



ZECA NAZARÉ “ ...é considerado um dos principais artistas amazonenses de sua geração, com passagens por uma multiplicidade de técnicas e formas de expressão, todas apuradíssimas, o artistas atinge uma originalidade inquestionável que nos deleita e transporta em viagens prazerosas por nossos rios, florestas e mitos”

Serviço: A Galeria do Largo fica em frente ao Teatro Amazonas, na rua Costa Azevedo,190 – Centro (Esquina com a 10 de Julho, próxima ao Bar do Armando). Só não abre nas segundas e sábados, funciona das 16h as 21h..tem como um dos serviços a Cafeteria do Largo... é só chegar, sentar-se á mesa, degustar uma comidinha regional deliciosa e ver a vida passar sem pressa!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

This exhibition looks very interresting. I hope to have the occassion to see these pieces of art life very soon. Be.